Páginas

Fortitudine - Terra da Luz




17 de fevereiro de 2014

Oficialmente o dia em que minhas aulas na faculdade começaram. Nada como acordar às 4h da manhã. Pra quê? Obviamente, para negligenciar todos os meus compromissos com a faculdade, pegar um avião e ir para Fortaleza - CE com meus pais e minha irmã. 
Saindo de Bauru e fazendo conexão em Viracopos, meu primeiro vôo da vida parecia que já ia começar zicado: minutos antes da decolagem, o comandante anuncia que o atrasaríamos por causa de uma manutenção, pois a luz do motor não estava acendendo, isto é, se este sofresse uma pane elétrica, um incêndio ou qualquer coisa do tipo, não haveria como saber. Bacana ouvir isso na primeira vez que você está voando! Mas tudo bem, a manutenção foi incrivelmente rápida, e logo estávamos decolando. Lamentei por meus pais terem escolhido assentos na frente da asa, pois eu queria muito ter ido observando os ailerons e os flaps, mas tudo o que eu vi, foi a turboélice do motor girando. 

Após 40 minutos de viagem, chegamos à Campinas, para que se iniciasse nossa espera de 3 horas pelo próximo vôo. Maaaaaas, pulando todo esse blablabla, fiz uma ótima viagem, pois os aviões da azul são muito confortáveis, com televisão e todas as frescuras. Agora uma pausa para um comentário caipira: amei o Fini de aviõezinhos, coisa mais fofa!

Quando chegamos em Fortaleza, pegamos nosso carro alugado e fomos para o hotel (Pronta Mar). O hotel era muito bom, bem localizado, limpinho, com um café da manhã delicioso e super completo! Só achei o quarto apertado, afinal eram quatro camas socadas em um espaço que deve ter sido feito para, no máximo, duas. No meu andar estava havendo obras, então a coisa ficava bem barulhenta.
Depois fomos caminhar pela orla, encontrar um lugar para comer (que acabou sendo a subway, super diferente, só que não). Fomos até uma ponte construída para conter a água do mar, que estava avançando demais, andamos pela feirinha e comemos em uma barraca no jantar. As águas das praias são muito azuis e esverdeadas, coisa mais linda, porém o mar naquela região é meio "bruto", as ondas são bem fortes e há uma boa região de pedras.

Sendo bem sincera, cheguei em Fortaleza achando a cidade feia, o trânsito estava caótico por causa das milhares de obras pré-copa...Mas, a região ali, da Avenida Beira-mar é muito rica e bonita. No fim da tarde a gente vê diversas pessoas correndo e caminhando no calçadão, tem policiamento e vários carros de som (muito irritantes, por sinal), fazendo propaganda do show de humor no Beira-mar Grill, no prédio do Mc Donalds (não tem como não decorar e não xingar, depois de um certo tempo ouvindo).
Admito que minha opinião sobre a cidade, durante toda a minha estadia lá, não mudou muito: Fortaleza pode ser um lugar bem sujo (uma barata pulou na nossa mesa enquanto jantávamos na barraca e depois quando andávamos pela praia encontramos um "ninho" delas, bem nojento. Algumas ruas também fediam a urina...) e bem pobre (o que é muuuuuuito triste, de verdade...dói de ver! Nunca vi tanto pedinte e tanto vendedor ambulante de uma vez em uma única região). 







SOBRE CUMBUCO


No dia seguinte, fomos para a praia e Cumbuco, muito famosa, muito bela, a qual fica em Caucaia, cerca de 30km de Fortaleza. Assim que chegamos na cidade, fomos abordados por um rapaz na rua, que oferecia um passeio de bug. Esse foi o primeiro erro (ao mesmo tempo que não foi) da viagem. Aceitamos, ele buscou o tal do bug e fomos conhecer lagoas, as dunas, o porto de Pecém, a tal da tiroleza, famosa também... 

Foto: Lyandra Victoria (vulgo irmãzinha, que ficou apx por essa imagem)


Agora... por que foi o primeiro erro da viagem? Primeiro porque o cara não era credenciado e não tinha CNH e foi por muito pouco que não tivemos problemas com a polícia. Segundo porque estava um sol desgraçado, e mesmo com muito protetor solar, eu, minha mãe e minha irmã ficamos bem vermelhas e começamos a descascar (meu braço e minhas costas ainda estão horríveis devido a isso).
Apesar desses contras, o rapaz foi muito paciente, levou a gente em todos os lugares, esperou o nosso tempo...
Aliás, agora é que devo comentar: como dunas de areia podem ser incríveis! É muito lindo. E sobre o porto de Pecém: é menor do que eu imaginava quando o meu professor de Geografia comentava, mas mesmo assim é incrível! Lá a gente pôde ver uma tecnologia superinteressante, que produz energia com a força das ondas. Mais sustentável ainda que a energia eólica, que tem bastante por lá também... 
E... sobre a tiroleza: 
1 - tive muito medo de ir no começo, mas depois adorei e fui pelo menos umas 3 vezes!
2 - a cena MAIS engraçada da viagem aconteceu aqui: minha irmã foi de cara na água, eu ainda dou risada quando penso na cena. Uma pena não ter uma câmera ali. A coitada ficou com a cara vermelha e roxa por alguns dias... 








A tarde se encerrou na Cumbuco Beach de fato, numa barraca grande, com uma ótima estrutura, comilança (aliás, comida em qualquer região lá é bem cara...) e meu primeiro capote no mar, que é meio violento ali!









Foto: de volta à Fortaleza, amei a arquitetura desse lugar, bem pertinho do Dragão do Mar!

O dia terminou com uma caminhada até a suposta Ponte dos Ingleses (depois descobriríamos que aquela era a ponte errada e visitaríamos a certa). Bela vista, ares novos... simplesmente encantador!



Foto: papai e mamãe, casal mais Romeu e Julieta, hahahaha
E, no dia seguinte, partimos para o lugar mais encantador que eu já conheci: Jericoacoara. Entretanto, deixemos isso para semana que vem, pois Jeri merece um post só pra ela! 

Até mais gente, e não se esqueçam de me seguir no twitter (@_yellowfant) e no Instagram (@_yellowfant). Clique em Participar ali ao lado também...
E... comente, é claro!
Uma ótima semana a todos. See ya!


Nenhum comentário:

Postar um comentário